quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Consciência Negra

O mês de novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro, e nossa escola elaborou um projeto para ser desenvolvido durante todo o mês.


E.E. VIRGÍLIO DE MELO FRANCO
“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de
cabelo louro, traz na alma, quando
não no corpo, a sombra, ou pelo menos
a pinta, do indígena ou do negro...”
Gilberto Freyre, Casa Grade e
Senzala
PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA: AFRICANOS _ MUITO ALÉM DA ESCRAVIDÃO

 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Tema: AFRICANOS _ MUITO ALÉM DA ESCRAVIDÃO.
Tempo de execução: um mês – novembro/2012
Culminância: Dia 01 de dezembro/2012
CARACTERÍSTICA: Projeto interdisciplinar

 CONTEÚDO FOCO

O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do
negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do
respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito,
desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas
nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pelos elementos africanos.

PROBLEMA

Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva
diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira
até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre
brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o
atual quadro.
No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e
convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do
ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos
e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de suas próprias
raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação
brasileira, pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência.
Diante disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria a nossa
contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas?

JUSTIFICATIVA
É sabido que, apresentando heterogeneidade notável em sua composição populacional, o Brasil desconhece a si mesmo. Na relação do país consigo mesmo, é comum prevalecerem vários estereótipos, tanto regionais, como em relação a grupos étnicos, sociais e culturais. Nesse sentido faz-se necessário que os profissionais da educação ampliem e aprofundem seu olhar sobre a diversidade presente no cotidiano escolar e compreendam que professores e alunos são sujeitos sócio culturais, os quais constroem sua trajetória escolar através de uma teia de relações que estabelecem cotidianamente, no interior da escola e, também, em outros espaços sociais.
Valorizando e conhecendo as características étnicas e culturais que permeiam a sociedade brasileira estaremos oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil, sua história e sua gente.
OBJETIVO GERAL
- Reconhecer a cultura afro-brasileira na formação da sociedade, compreendendo a luta dos negros no Brasil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Situar o Continente Africano no mundo e conhecer um pouco da sua literatura;
-Identificar a origem do negro brasileiro;
- Conhecer a trajetória histórica do negro no Brasil;
- Identificar a contribuição da cultura africana na cultura brasileira (música, dança, religiosidade);
- Reconhecer a situação dos negros no Brasil de hoje.

DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do projeto será feito de acordo com as necessidades das turmas e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido nas salas de aula por meio de atividades para a sua exploração,
sistematização e para a conclusão dos trabalhos.
A professora da disciplina de História se responsabilizará pelos objetivos específicos que abordam a origem, a trajetória e a situação dos negros no Brasil. Os demais professores desenvolverão, de acordo com seu conteúdo, os objetivos específicos que se referem a contribuição das culturas africanas nas culturas brasileiras.
Divisão de assuntos por turma:
Turmas
Desenvolvimento
Professores responsáveis
1º ao 5º e PROETI
Conhecendo a África/ Literatura africana
Andréia, Wélida, Natália, Mônica, Maria das Graças, Márcia Magalhães e Neuza
6º Ano
Danças e ritmos
Fernanda e Cíntia
7º Ano
Congado e Moçambique
Júnia, Luzia e Luciana
8º Ano
Capoeira
Wélida e Márcia Carvalho
9º Ano
Comidas típicas
Lidiane, Patrícia e Andréia

Observação: Anexo I: Quadro de desenvolvimento das ações de cada professor.

RECURSOS
Livros didáticos e paradidáticos, livros para pesquisas, vídeos, mapas, músicas, livros literários.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá de forma contínua, criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades no decorrer do projeto. Registrar a evolução do processo com relatórios e portifólios.
Este projeto trata-se de uma proposta construída, mas não acabada e
estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.

CULMINÂNCIA
Promover uma exposição dos trabalhos adquiridos e construídos durante o processo.
Organizar apresentações em comemoração ao dia da Consciência Negra.


(Projeto organizado pela professora Renilde Avelar, professora em ajustamento, e Luzia Damas, professora de História.)


Para abrir o projeto nos anos iniciais, as professoras  Renilde e Luzia se propuseram a apresentar uma história sobre a formação de nossa cultura Afro-brasileira, num momento mágico. Confiram!!!

Professora Renilde Avelar














Professora Luzia Damas

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