E.E. VIRGÍLIO DE MELO
FRANCO
“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de
cabelo louro, traz na alma, quando
não no corpo, a sombra, ou pelo menos
a pinta, do indígena ou do negro...”
Gilberto Freyre, Casa Grade e
Senzala
cabelo louro, traz na alma, quando
não no corpo, a sombra, ou pelo menos
a pinta, do indígena ou do negro...”
Gilberto Freyre, Casa Grade e
Senzala
PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA: AFRICANOS
_ MUITO ALÉM DA ESCRAVIDÃO
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Tema: AFRICANOS _ MUITO ALÉM DA ESCRAVIDÃO.
Tempo de execução: um mês – novembro/2012
Culminância: Dia 01 de dezembro/2012
CARACTERÍSTICA: Projeto interdisciplinar
CONTEÚDO FOCO
O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do
negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do
respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito,
desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas
nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pelos elementos africanos.
PROBLEMA
Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva
diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira
até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre
brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o
atual quadro.
No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e
convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do
ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos
e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de suas próprias
raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação
brasileira, pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência.
Diante disso, quais as situações que temos
possibilidades de mudar? Qual seria a nossa
contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas?
contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas?
JUSTIFICATIVA
É sabido que, apresentando heterogeneidade notável em sua composição
populacional, o Brasil desconhece a si mesmo. Na relação do país consigo mesmo,
é comum prevalecerem vários estereótipos, tanto regionais, como em relação a
grupos étnicos, sociais e culturais. Nesse sentido faz-se necessário que os
profissionais da educação ampliem e aprofundem seu olhar sobre a diversidade
presente no cotidiano escolar e compreendam que professores e alunos são
sujeitos sócio culturais, os quais constroem sua trajetória escolar através de
uma teia de relações que estabelecem cotidianamente, no interior da escola e, também,
em outros espaços sociais.
Valorizando e conhecendo as características étnicas e culturais que
permeiam a sociedade brasileira estaremos oferecendo ao aluno a possibilidade
de conhecer o Brasil, sua história e sua gente.
OBJETIVO GERAL
- Reconhecer a cultura afro-brasileira na formação da
sociedade, compreendendo a luta dos negros no Brasil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Situar o
Continente Africano no mundo e conhecer um pouco da sua literatura;
-Identificar
a origem do negro brasileiro;
- Conhecer a
trajetória histórica do negro no Brasil;
-
Identificar a contribuição da cultura africana na cultura brasileira (música,
dança, religiosidade);
- Reconhecer
a situação dos negros no Brasil de hoje.
DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do projeto será feito de acordo
com as necessidades das turmas e a realidade local, estabelecendo o problema e
a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido nas salas de
aula por meio de atividades para a sua exploração,
sistematização e para a conclusão dos trabalhos.
sistematização e para a conclusão dos trabalhos.
A professora da disciplina de História se
responsabilizará pelos objetivos específicos que abordam a origem, a trajetória
e a situação dos negros no Brasil. Os demais professores desenvolverão, de
acordo com seu conteúdo, os objetivos específicos que se referem a contribuição
das culturas africanas nas culturas brasileiras.
Divisão de assuntos por turma:
Turmas
|
Desenvolvimento
|
Professores responsáveis
|
1º ao 5º e PROETI
|
Conhecendo a África/ Literatura africana
|
Andréia, Wélida, Natália, Mônica, Maria das
Graças, Márcia Magalhães e Neuza
|
6º Ano
|
Danças e ritmos
|
Fernanda e Cíntia
|
7º Ano
|
Congado e Moçambique
|
Júnia, Luzia e Luciana
|
8º Ano
|
Capoeira
|
Wélida e Márcia Carvalho
|
9º Ano
|
Comidas típicas
|
Lidiane, Patrícia e Andréia
|
Observação: Anexo I: Quadro de desenvolvimento das ações de
cada professor.
RECURSOS
Livros didáticos e paradidáticos,
livros para pesquisas, vídeos, mapas, músicas, livros literários.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá de forma contínua, criando
novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades
levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade
e a participação no desenvolvimento de todas as atividades no decorrer do
projeto. Registrar a evolução do processo com relatórios e portifólios.
Este projeto trata-se de uma proposta construída,
mas não acabada e
estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.
estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.
CULMINÂNCIA
Promover uma exposição dos trabalhos adquiridos e construídos
durante o processo.
Organizar apresentações em comemoração ao dia da
Consciência Negra.
(Projeto organizado pela professora Renilde Avelar, professora em ajustamento, e Luzia Damas, professora de História.)
Para abrir o projeto nos anos iniciais, as professoras Renilde e Luzia se propuseram a apresentar uma história sobre a formação de nossa cultura Afro-brasileira, num momento mágico. Confiram!!!
Professora Renilde Avelar |
Professora Luzia Damas |
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